Revolução de 1930
No início do século XX, a região era de difícil acesso, sendo por muitas vezes chamada de Sertão do Rio Doce, portanto, carente de infraestrutura. Essa situação seria alterada, ainda que temporariamente, pela chegada de um habitante do Rio de Janeiro, Joaquim Cândido da Silva, ao hoje município vizinho, Imbé de Minas. Joaquim Cândido ascendeu na região, conquistando grande capital econômico e político, se tornando também uma figura importante para o desenvolvimento de Santana do Imbé, o que incomodou importantes lideranças políticas regionais. Em outubro de 1930, no calor da revolução que levou Getúlio Vargas ao poder, foram brutalmente executados em praça pública, o fazendeiro Joaquim Cândido da Silva e quatro de seus amigos.

A revolução chegaria à São Sebastião do Anta, mirando as terras do, então recentemente falecido, Cel. João Barbosa dos Santos Júnior. A viúva do coronel, Maria Ferreira, chegou a ficar sitiada em sua fazenda, contudo, lideraria contrarrevolução, colocando uma espingarda em cada janela de sua casa e blefando que havia homens no sobrado, o que fez com que as tropas inimigas optassem por avançar para o bosque que havia perto da fazenda, encontrando lá João Barbosa Neto, acompanhado por coronéis e jagunços aliados de de seu pai que esperavam pelos revolucionários em uma emboscada. Para acalmar os ânimos e provar que não era opositora ao regime recém instaurado, Maria Ferreira tratou o casamento de sua neta Rita Barbosa dos Santos com um filho de Ana Lélis Drummond, prima de Carlos Drummond de Andrade. Na época o famoso poeta itabirano mal tinha publicado sua primeira obra, mas era um influente político, íntimo colaborador de Gustavo Capanema, Drummond foi o oficial-de-gabinete na Secretaria do Interior e Justiça de Minas Gerais -de onde foi liderada a Revolução de 1930- secretário particular quando Capanema exerceu a interventoria do estado em 1933 e chefe de gabinete de 1934 a 1945, durante sua gestão no Ministério da Educação e Saúde.

Emancipação e Dias Atuais
São Sebastião do Anta foi elevada à condição de municipio a partir da Lei Estadual nº 12.030, de 21 de dezembro de 1995.

Em 3 de outubro de 1996, aconteceu a primeira eleição do município de São Sebastião do Anta e em 1 de janeiro de 1997, tomaram posse o primeiro prefeito Francisco José de Freitas com seu vice-prefeito Juscelino de Assis Ribeiro (PFL).

Fonte: Wikipedia acesso em 24/02/2023

logo rodape